No primeiro dia do WordCamp, quatro oficinas e palestras lotaram o auditório da FESP. Os palestrantes ministraram cursos visando potencializar o uso das ferramentas e funcionalidades do WordPress. Dionizio Bach, Daniel Antunes, Edgar Fernando, Georgea Vieira e Arilton Freitas, os palestrantes, destacaram o desenvolvimento de temas, plugins e também a retomada de recursos básicos da plataforma.
A mesa de abertura, às 19h, contou com a participação de Cátia Kitahara, da comunidade WordPress no Brasil, de José Fontainhas, fundador da comunidade em Portugal e membro da Automattic, de João Paulo Mehl e Marco Amarelo, sócio-diretores da Ethymos e de Vinícius Massuchetto, da Agência PontoCom, além da diretoria da FESP. Cátia destacou a importância de construir coletiva e colaborativamente a plataforma. “Devemos melhorar essa ferramenta, que já é demais. Temos que nos apropriar do WordPress”, disse. João Paulo Mehl enfatizou o caráter político do software livre. “O WordPress é fundamental na luta pela democratização da mídia, da comunicação, da informação”, defendeu.
Para José Fontainhas, é importante contribuir com o desenvolvimento da plataforma, que pode crescer de forma significativa no país. “O brasileiro tem competência técnica. A língua portuguesa é a terceira maior na rede WordPress e isso deve ser explorado”, destacou Fontainhas, que é fundador da comunidade portuguesa da plataforma.
Comentários
Nenhum Comentário | Deixe um comentário »