Foi lançada em 14 de dezembro uma iniciativa visando abrir os espaços de discussão sobre a OpenJDK – a Máquina Virtual Java Livre e Aberta. Trata-se da Comunidade Máquina Virtual Livre, um grupo dedicado a discutir, em português, o uso, testes e evolução do Java Livre.
Vários grupos demonstraram sua preocupação com o futuro da máquina virtual Java Livre, expressa no documento “O governo brasileiro e a máquina virtual Java livre e aberta”. Assinado em 22 de julho, durante o 11º Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre, esse documento reúne o apoio de instituições como a Caixa, Serpro, Dataprev, MCT/SEPIN, MP/SLTI e representantes da comunidade brasileira do OpenJDK. Essa iniciativa tem especial importância diante do processo judicial que hoje envolve as empresas Google e Oracle, por quebra de patentes do uso da máquina virtual Java.
Essa iniciativa é um primeiro passo para reconhecer a importância da Máquina Virtual Java Livre, tanto para o governo quanto para a sociedade. As empresas e instituições signatárias se comprometeram a disponibilizar recursos para a causa, diante da necessidade de discutir o OpenJDK como pontapé inicial para o fortalecimento da ferramenta. Na próxima etapa, os membros da comunidade pretendem realizar testes que envolvam o Java Livre e, então, reportar e discutir os resultados entre o grupo.
A intenção da comunidade é servir de ponto central para coletar e analisar os resultados dos testes. A partir daí, a coordenação realizará um trabalho onde agrupará os principais erros, bibliotecas não incorporadas e de alta relevância, dentre outras funções.
Para ingressar a Comunidade digite seu usuário e senha nesse endereço.
Quem não está cadastrado no Portal SPB e deseja se tornar membro desta comunidade deve, primeiro, realizar o registro através desse endereço.
Para assistir aos vídeos do evento realizado em Porto Alegre – FISL 11, acesse:
Máquina Virtual Livre – Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=_jo1Od1CHZI
Máquina Virtual Livre – Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=AZrIPmsO4R4
Adaptado de: lista de e-mails do Portal do Software Público Brasileiro
Comentários
Nenhum Comentário | Deixe um comentário »