Todo grande projeto nasce de rabiscos. Nenhuma obra de arte nasce pronta. Por isso mesmo, nossa coluna sobre web design, a Rabiscos, nunca estará pronta. Porque fazer arte na internet depende primeiro da disposição do artista de sempre superar a sua obra-prima. Nós vamos riscar algumas dicas valiosas para que seus projetos se transformem em obras de arte.

Na internet, as obras não são definitivas. Até mesmo a arte consagrada nas telas sofre com isso. É só pesquisar uma referência de quadro famoso pra ver quantas paródias, mudanças, adaptações, montagens… são feitas. Não foram poucos os amigos da faculdade que já tiveram suas cabeças colocadas no corpo da Mona Lisa com legendas comprometedoras. Versões no Google não faltam, vão desde adaptações do quadro ao estílo Beatles até misturas com o rosto de personagens dos Simpsons e tantas outras.

Mas vamos falar aqui sobre a arte do web design. É uma corrente que nasce com essa característica de não ser definitiva. Por isso, nossos textos não são definitivos. Vamos compartilhar experiências das quais bebemos da fonte, outras que ficamos sabendo e que podem interessar aos leitores-artistas da internet. Vamos fazer do espaço da quarta um bloco de rascunho e ensaiar nossos primeiros rabiscos sobre iniciativas de design na web.